De onde se semeia pão

Em 15 de junho recebemos uma linda notícia do nosso amigo Elton Woss. Estávamos naquele instante semeando a terra para a safra 2021 do nosso trigo. 

Conhecemos o Elton em 2019 quando começamos o projeto #aquiseplantapão, em parceria com a querida Alethea Suedt d’A Padeira. 

Era maio, voamos para Porto Alegre e de lá, depois de 370 km de estrada, chegamos em Constantina (RS). Com um pouco de timidez e um tanto de orgulho, Elton foi nos mostrando a sua vida. Sua casa sob os cuidados impecáveis de dona Marli, sua mãe. A colheitadeira à espera da época certa. Suas criações de porcos, cabras e vacas… 

Depois de visitar o pedaço de terra que germinaria nosso trigo, sentamos à mesa para o almoço com toda a família. Havia pão, claro, assado há pouco por dona Marli. O prato principal era galinhada. Tão delicioso quando feito com galinha criada solta!

Desde então, o trigo do Elton faz parte de nossos pães. Trigo que moemos semanalmente aqui na casa. Que, depois de bem fermentado, sai do nosso forno como um pão com origem e história. 

No meio da cidade grande é fácil se esquecer de onde vêm os ingredientes que usamos. A principal matéria-prima de uma padaria, a farinha – esse pó muito fino e muito branco entregue em sacas padronizadas –, de nada lembra as sementes, o campo dourado de espigas, o céu azul sobre a lavoura.

Ter notícias do Elton foi lembrar as cores e os cheiros daquela terra onde tudo começa. E que nosso pão é fruto de tanto trabalho e dedicação da gente lá no campo.

Que o clima seja gentil à nossa lavoura. E que nosso trigo venha com força e saúde.


Este projeto é uma parceria da Farinoca com A Padeira e a Família Woss.

11 comentários

  1. Parabéns por darem importância ao que é importante, isto é, à matéria prima do pão, o trigo, plantado e colhido como deve ser, para gerar este pão maravilhoso que tanto gostamos!

  2. Que registro mais que precioso! Tão feliz saber que tem tanto valor agregado aos pães que já são pura preciosidade. Parabéns Farinoca(o)!

  3. Olá, pessoal! Temos muita admiração pelo trabalho de vocês e pelo que estão fazendo pela cultura do pão: parabéns! Como padeiros, chegamos onde estamos estabelecidos agora com muita vontade de semear o amor não só ao pão, mas à cultura do trigo também. Tentamos incentivar alguns agricultores locais a fazer uma parceria e também estivemos em contato com associação local de produtores orgânicos, mas a ideia não foi abraçada. Então gostaríamos de saber se podemos participar com vocês dessas “colheitas”, pois temos muita vontade de aprender mais e melhorar nossa produção. Se puderem nos dizer se há alguma possibilidade de conseguir o trigo de origem e também se nos dariam um curso de aperfeiçoamento e de como manusear esse trigo, agradecemos imensamente! Abraço Leca e Cris

Deixar uma resposta